terça-feira, 28 de maio de 2013

Misantrópico

     Essa solidão... 
     Caminhava como um profeta em uma estação de trem, lá estava um relógio bem em cima de mim e um bebê chorando dentro de uma lata de lixo; foi aí que acabei vendo uma fotografia, dos anos 40-50, de uma tenda com diversas capas de "livros banidos e obscenos". Howl estava lá... agora é tão fácil ter esse texto em mãos, mas garanto que vende menos do que naquela época de repressão. O paraíso é aqui, foi aqui.

     Mais vale encarar o absurdo do que me iludir com verdades, Schopenhauer já dizia sobre a irracionalidade da vida: onde não há necessidade.... há tédio, e por certo de uma vontade que nunca é suprimida, porque é a vontade que move o mundo. A vontade de uma planta crescer, a vontade de um ser nascer. Tudo parte dessa vontade irracional de ter vontade, daí a nunca realização, daí o sofrimento de não se realizar.

     Era incerta a tempestade naquele abafado final de tarde. As ruas se enchiam de carro e pedestres agindo como formigas correndo para o formigueiro. Tinha passado meu entardecer numa pracinha sentado sobre a grama ouvindo um ser proclamando seus poemas e dizendo coisas profanas, fiquei em silêncio.
     "CAROS CONTEMPORÂNEOS, venho proferir a palavra da suprema Senhora in vitro, santa seja, santa, santa!
Há nesse século INÚMEROS revolucionários sem ESPÍRITOS e sem rostos, Abraxas devia nascer na juvenilidade, mas não há quem chocar seu ovo, ninguém que acolha seus sentimentos, viramos abutres, vagando sobre a terra avermelhada ansiando por carne. ANUNCIAM-SE ,então, as tempestades com suas nuvens acinzentadas e seu vento resfriando os pulmões cheios de muco do tabaco e do catarro. Amamos os outros como amamos a nós mesmos, e transferimos nossos problemas neles, porque o outro serve como um espelho em um mundo cheio de sombras, vagando sem se envolverem. Senhores, não sei se por conforto ou por ingênua auto-análise que pessoas rompem a integridade entre suas palavras e suas ações. A vida ativa se tornou tediosa, enquanto a vegetativa: uma necessidade. Vejo anarquistas repugnando o Estado, mas pouco sabem sobre auto-disciplina, e relacionando seu grande "A" à confusão e destruição não passam de adolescentes mal resolvidos. Mas infelizmente é o próprio estado, a mãe desses anarquistas de pichação, pois ela não cria autonomia, ela quer que lhe sirvam de PARASITAS e que cada um tema seu próximo. Pois o homem que substitui a teologia, dizendo que ela é o ópio do povo, por uma ideologia qualquer, se ilude. Quem não mostra a cara, tem medo de ser ferido, quem se esconde EM IDEOLOGIAS, suspende a auto-crítica.  PORTANTO, queimais a "veja" no inferno, porque ela é como um esgoto, sua capa um bueiro, transmitindo a peste para todos que tentam sair pelas ruas.  E NÃO TROCAIS O SIGNIFICADO da bebida, pois muitos estão usando-a como fonte, para suportar os outros ao seu redor. Ouça sua criança, e não faça apenas o que tua mente pede, faça aquilo que tu entendes como certo. DO BEM, DO MAL E DO TITÂNICO serei a tudo um todo."
      Tive que ir para casa, já passavam das vinte horas, e aquele pagão continuava recitando as mesmas palavras sem parar, não suportei, estava com fome e decidi comer um omelete.

Nenhum comentário:

Postar um comentário